sexta-feira, 24 de maio de 2013

A farsa do aquecimento global.


Entrevista concedida no programa Canal Livre da Rede Bandeirantes do dia 27/05/2012, em que o Meteorologista e climatologista Luiz Carlos Molion falou sobre mitos e verdades sobre o aquecimento global:

Luiz Carlos Molion publicou diversos artigos científicos, foi cientista chefe nacional de dois experimentos da NASA sobre a Amazônia e se aposentou do INPE/MCE, onde foi diretor de ciências espaciais e atmosféricas.

Doutorou-se há mais de 40 anos nos EUA.

Fábio Pannunzio: O que é que a ação do homem tem a ver com as mudanças climáticas?
Luiz Carlos Molion: O homem tem uma capacidade destruidora muito grande, localmente, ele é capaz de desmatar, expor os solos a altas precipitações e com isso temos erosão, carreamento desses materiais para os rios, assoreamento dos rios, mudança da qualidade da água e da vida aquática. Agora, sobre o ponto de vista global, o homem não tem nada a ver com isso.

O CO2 não provoca a mudança de clima local e essa variabilidade é natural. Você vê que os próprios repórteres falam que isso já aconteceu há 50 anos atrás, 60 anos atrás, quando não se falava na possível interferência do homem.
Então, do ponto de vista global, nosso clima é controlado pela nossa fonte de energia: o Sol, e que tem sua variabilidade, tem ciclos de onze anos, ciclos de noventa anos, ciclos de cento e setenta anos e controlado, também, pelos oceanos, que cobrem 71% da superfície terrestre e que são os grandes reservatórios de calor, que controla o nosso clima. Muda a temperatura do oceano, a temperatura muda.

Fernando Mitre: Professor, para esclarecer, o senhor tem posições bem diferentes aí da maioria que predomina nessa área dos cientistas ambientalistas, de militância ambientalista. O senhor está, na verdade, contestando a tese do aquecimento global, é isso? Não estamos vivendo um processo de aquecimento global?
Molion: Exatamente. O que eu estou contestando é que o aquecimento global, que terminou em 1998, que foi o último ano quente que nós tivemos, esse aquecimento não é, ou não foi, produzido pelo homem.

O que eu digo é isso. Que nós passamos por períodos, não chamo de ciclos porque ciclos exigiriam tempos exatos em que passamos por períodos de aquecimento e por períodos de resfriamento. É natural isso, o homem não tem nada a ver, não é produzido pelo homem. Não é o CO2 que o homem libera por meio da queima de combustíveis fósseis que controla o clima.
Nós já passamos por um momento de resfriamento, mais ou menos no início da década de quarenta até, mais ou menos,
1976. Foram trinta anos em que houve um resfriamento global. Nesta época, início dos anos setenta, eu estava fazendo o meu doutorado nos Estados Unidos, no Estado de Wisconsin, Madison, que é um dos estados muito frios e os cientistas diziam, e eu estava em meteorologia, ou seja, era o dia-a-dia nosso, os cientistas estavam dizendo que estávamos indo para uma nova era glacial.
Em 1987 os oceanos da terra mudaram, começaram a se aquecer, não me pergunte o porquê, porque nós ainda não sabemos, e de repente o clima começou a se aquecer e esse aquecimento entre 1987 e 1998 estão tentando atribuir ao homem, pela liberação do CO2. Esse aquecimento é natural, ele terminou em 1998 e, a partir de 1999 nós já começamos a perceber um resfriamento global que deve perdurar pelos próximos vinte anos.

Fernando Mitre: A questão então de CO2 não tem nada a ver com isso?
Molion: Absolutamente, nós já temos registro de “paleoclima”, ou seja, de épocas passadas que mostram, por exemplo, existe um artigo publicado na Revista Nature, que é uma revista famosa, agora de novembro de 2011, em que os pesquisadores mostram que, na Antártida, os últimos três interglaciais, há 130 mil, 240 mil anos atrás, 360 mil anos atrás foram de 6°C a 10°C mais quentes que o presente. Aí você não pode dizer que naquela época o homem interferia no clima, há 130 mil, 240 mil 360 mil anos atrás. E, segundo as amostras dos cilindros de gelo, a concentração de CO2 era 30% menor do que hoje. Então, se hoje o nível de CO2 está elevado e as temperaturas estão mais baixas que as que ocorreram, claro está que o CO2 não controla o clima global. E nós temos visto isso.

Por exemplo, esse período que eu mencionei para você, pós-guerra, 1946 a 1976, houve uma explosão, houve um BOOM, as indústrias começaram a produzir mais e consequentemente precisou de mais energia, mais queima, mais liberação de CO2 e o que aconteceu? Houve um resfriamento global, até 1976.
O que acontece, é que o CO2, na verdade, ele é um produto, é uma resposta. Aquece primeiro, depois aumenta a concentração de CO2 e o grande controlador do CO2 na nossa atmosfera são os oceanos que possuem sessenta vezes mais carbono do que o que tem na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário