segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ecologia - O ser humano como destinatário das preocupações


O tema da ecologia merece muita atenção do professor de Direita Política, especialmente sob a batuta de alguns princípios e norma que vamos tratar neste artigo.

É importante ensinar os alunos a reciclar, separar o lixo (coleta seletiva) e a manter o meio-ambiente limpo e arrumado, a começar pela nossa própria casa. Interessante dar como atividade de casa, dependendo da idade dos alunos, fazer algo de concreto para manter a própria casa limpa e organizada, como guardar os brinquedos, lavar pelo menos o próprio prato e talheres, arrumar a cama, colaborar para a limpeza da casa e, depois, em sala de aula, dizer como foi a experiência.


Separar o lixo ajuda na otimização do processo de reciclagem, uma vez que o material reciclável não se encontra contaminado ou sujo com restos de comida e outras sujeiras do lixo doméstico. A reciclagem gera emprego e renda para muitas pessoas, especialmente famílias que, sem a reciclagem e coleta seletiva, acabariam caindo na mendicância. A Ecologia é uma coisa boa.

No entanto, os alunos devem se ver como um agente, ou até mesmo o principal agente e destinatário desse processo, nesse ponto que é importante falar da ecologia humana.

Quando se fala de meio-ambiente, logo se lembra de mato, animais selvagens, talvez uma fazenda, criação de gado, rios, solo, plantas, animais... Mas raramente, quando se fala em meio-ambiente, é mencionado com a ênfase merecida o meio-ambiente urbano, o caminho de casa até à escola, o ser humano como parte desse meio-ambiente.

Quando se fala em ecologia, preservação de espécies ameaçadas de extinção, deve se falar da preservação da vida humana como sumo-bem, como mais importante que a do macaco, do veado, da onça e da capivara. Quando se fala em ecologia, consumo consciente, deve ser dito que o mundo todo tem condições de alimentar a todos, tanto que o desperdício é grande. Ensinar não a evitar o desperdício, mas olhar para o que não tem condições de comprar o que comer, beber e vestir.

Enfim, o tema ecologia deve colocar o ser humano no centro da discussão, deve colocar o ser humano como principal beneficiário da ecologia. A ecologia deve ser um bem, em primeiro lugar, ao ser humano e não ao macaco, ao veado, à onça e à capivara. A Ecologia de ódio ao ser humano, aquela que prega que não se pode derrubar uma árvore para construir um hospital deve ser denunciada, criticada e atacada. A Ecologia que fala da preservação do macaco, do veado, da onça e da capivara deve ser colocada lado a lado com as discussões sobre a legalização do aborto e da eutanásia e colocar o nascituro na discussão da preservação de espécies também: da espécie humana. Meu corpo, minhas regras deve ser discutido, porque se a mulher fosse tão soberana sobre o próprio corpo ela engravidaria após uma manifestação de um ato de vontade seu e não por causa de um ciclo alheio à sua interveniência.

A Ecologia terrorista Malthusiana, de crescimento da população deve ser desmascarada pelo professor de direita, mostrando que a produção não alimento, não por falta de produção, mas por falta de condições de as pessoas adquirirem o produto.

Cada um pode ajudar a melhorar a questão da demanda por uma produção cada vez maior vivendo com humildade, modéstia e sem ostentações como solução para a exagerada demanda por produtos e serviços, uma vez que, ao lado da questão de preservação ambiental está um consumismo desenfreado de artigos supérfluos, extravagâncias de consumo e uma cultura que deve ser moldada: viver com conforto, sim, mas aprender a pesar o custo, benefício antes de entrar no consumismo desenfreado. Assim temos ecologistas com celulares de última geração e mais outros 5 em casa que não usa mais, computador, notebook, tablete televisão de led e produzindo um lixo eletrônico gigantesco.

Questões como aquecimento global devem ser analisadas de maneira racional, uma vez que se fala em maiores temperaturas dos últimos 60 anos. Mas há 60 anos havia emissões de gazes que provocam o efeito estufa? Evidente que essas ondas de aquecimento e resfriamento são cíclicas e independem da intervenção humana, sem contar que os gases tratados como vilões, não produzem os efeitos que os eco terroristas atribuem a eles.

Para se falar de Ecologia, recomendo aos professores lerem, sim, o que está na cartilha dos eco chatos, mas também ver pareceres divergentes. Ensinar as crianças e jovens não com verdades prontas e imutáveis, mas ensiná-las que há coisas comprovadas, outras não comprovadas e a não acreditarem em tudo o que elas vêm na TV.

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