quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Procurador da República alerta pais, professores e escolas



Guilherme Schelb, Procurador Regional da República, faz um alerta à todos os pais sobre o ensino da ideologia de gênero que está sendo apresentado/ensinado às crianças tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, ensino este totalmente ilegal.

Link para fazer o download do “Modelo de notificação extra-judicial”: http://www.bit.ly/protegerfamilias

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Video da Rebekah Hangstrom sobre Educação Clássica


Palestra de Rebekah Hangstrom sobre Educação Clássica com legenda de Laura Kristoff.
O texto abaixo é a transcrição do vídeo conforme as legendas que aparecem:

Galileu, William Shakespeare, Martin Luther, Charles Darwin, Albert Einstein, John Adams e Thomas Jefferson. O que todos esses grandes pensadores têm em comum?

Uma Educação Clássica. Enquanto muitos de nós na América nem temos idéia do que seja isso, esse é o método através do qual a maioria das pessoas mais influentes da história foi educada.

Em nossa busca por uma escola para nossos filhos, eu descobri a Educação Clássica, e quanto mais eu li mais eu me convenci de que essa é a melhor maneira de educar as crianças.

Além de ter sua eficácia historicamente comprovada, hoje os educadores estão redescobrindo  esse método como uma das mais efetivas maneiras de ensinar as crianças.

Deixe-me contar-lhes minha história. Essa é a foto de meu marido Peter e nossos quatro filhos, com idades entre 18 e 28 anos. 

Quando eles eram pequenos, nós, como muitos outros pais, procuramos pela melhor escola para nossos filhos.

Nós tentamos uma escola pública com uma reputação excelente, tentamos uma escola particular de preparação para a faculdade, também muito bem conhecida, e tentamos até escolas de denominação religiosa.

E, na maioria dos casos, nós percebemos que nossos filhos não estavam sendo academicamente desafiados, e não estavam aprendendo os valores que nós considerávamos mais importantes para eles aprenderem.

Foi muito frustrante! 

Acontece que nossa frustração fazia sentido.

Se analisarmos como os estudantes americanos se saem quando comparados com o resto do mundo, você pode se surpreender.

Dos 34 países desenvolvidos do mundo, nossos estudantes estão em 14° lugar em Leitura, 17° em Ciências, e um péssimo 25° lugar em Matemática.

Lembremos de que estamos falando de 34 países desenvolvidos.

Estes resultados são terríveis!

E no quesito “valores” a coisa não vai muito melhor que isso.

Alguns de vocês reconhecem essa jovem? O nome dela era Hadiya Pendleton. Ela foi a infeliz vítima de um tiro fatal em Chicago há alguns meses (29 de janeiro de 2013).

O artigo de capa de um jornal que cobriu o fato mencionou a pergunta que nosso reverendo na época, Michael Pfleger (que esteve em seu enterro) fez na ocasião – “Quando perdemos nossas almas?”
Ele estava claramente questionando quando foi que nossa sociedade se tornou tão repleta de violência que nós praticamente perdemos nossa humanidade, nossa alma.

Bom, foi aquele mesmo tipo de frustração com a perda dos valores e o fato de que nossos filhos não estavam sendo academicamente testados que nos levou a continuar pesquisando outras opções de ensino.

Ao fazer isso, eu me deparei com um anúncio de uma escola que tinha sido aberta em Rochester havia apenas alguns anos.

Eu li a sinopse sobre aquela escola e imediatamente percebi que aquilo era exatamente o que nós vínhamos buscando.

Então eu entrei em contato com a escola e perguntei se havia filiais dela em cidades vizinhas e eles disseram “Que eu saiba, não, mas a escola começou com 6 famílias, e eu tenho certeza de que vocês podem começar também”. 

O que? Começar uma escola?

Aquele era o pensamento mais remoto que eu poderia ter, mas sabe de uma coisa?

Nós estávamos tão famintos por esse tipo de Educação que, perante todas as possibilidades, foi exatamente isso que fizemos.

Nós iniciamos uma Escola Clássica.

Você pode estar se perguntando “Afinal, o que é Educação Clássica?”

Bom, isso envolve três estágios de aprendizado:

A fase da Gramática, no Ensino Fundamental (Elementary School), onde mantemos o foco nas ferramentas necessárias para os assuntos;

A fase da Lógica, também no Ensino Fundamental (Middle School), onde o enfoque é a compreensão dos assuntos; e

A fase da Retórica, no Ensino Médio (High School), em que focamos na aplicação e comunicação.

Todas essas fases se integram perfeitamente com a progressão natural do desenvolvimento cognitivo da criança.

Vamos observar primeiro a Fase da Gramática.  Nessa fase as crianças estão falando com desenvoltura, memorizam informações com muita facilidade, elas são como esponjas!

Vocês que são pais sabem que nessa idade as crianças assistem o mesmo filme inúmeras vezes, e leem o mesmo livro várias vezes e nunca se cansam dele.

Então o que temos que fazer é oferecer o máximo de informação que pudermos, embutidas em músicas, canções, rimas, sons... coisas que as crianças não se importam de repetir o tempo todo.

Então adicionamos movimentos para tornar a coisa ainda mais envolvente e as crianças se divertem tanto que nem percebem que estão aprendendo.

Podemos ensinar os elementos químicos para elas através de uma música;

partes de um discurso e como diagramar sentenças por meio de cânticos... 

É impressionante o quanto eles aprendem usando esse método!

E um outro aspecto da Educação Clássica é que nós usamos os escritores clássicos no início do estágio Gramatical.

Os clássicos resistiram ao teste do tempo, possuem toda a sabedoria das gerações e são repletos de tanta riqueza de conteúdo que as crianças adoram lê-los.

Também  é na fase Gramatical que ensinamos caligrafia, por causa de todos os benefícios cognitivos já bem conhecidos,

e também o ensino do Latim começa nessa fase. O Latim é a base de todas as Línguas Românicas, e aproximadamente 65% da Língua Inglesa é baseada no Latim.

Assim sendo, os alunos que sabem Latim tendem a apresentar um desempenho muito melhor em provas-padrão e, ainda por cima, eles aprendem outros idiomas modernos com muito mais facilidade.

História é uma parte importante também. Nós ensinamos desde a História Antiga até a Moderna seqüencialmente, várias e várias vezes durante os 12 anos de estudos.

E nós priorizamos o uso de documentos originais ao invés de livros e cartilhas, pois assim os estudantes estão, na verdade, lendo o que as próprias pessoas tiveram que pensar e dizer quando da ocasião dos fatos. 

Vamos agora falar da fase Lógica. Nessa fase, as crianças estão se tornando muito mais argumentativas. Elas querem saber “como” e o “porquê” de tudo.

Nós então partimos de onde os alunos estão, e agora introduzimos pesquisa formal, comparamos exercícios contrastantes, eles escrevem a partir da perspectiva de figuras históricas e literárias, e quaisquer atividades que promovam o desenvolvimento de uma compreensão profunda das matérias estudadas, porque essa é a meta da fase Lógica.

Nós lhes damos aulas de Lógica Formal, onde eles aprendem a arte da argumentação, como desenvolver um argumento formal e fundamentado, como reconhecer falácias lógicas, e então eles podem exercitar isso em debates.

Eles começam a fazer muitos debates durante os anos do Ensino Fundamental. 

A Escrita também se torna muito importante nesse período da Lógica; nós ensinamos aos alunos o processo de como escrever e isso é enfatizado até o final do Ensino Médio.

E agora, a fase Retórica.

A fase Retórica é um período em que as crianças começam a se tornar mais independentes, elas agora formam suas próprias opiniões e começam a se separar da família. 

Então, mais uma vez nós aproveitamos o estágio em que se encontram. 

Agora nós não queremos apenas que eles conheçam as ferramentas dos assuntos, e então que entendam esses assuntos.

Agora nós queremos que eles analisem e sintetizem as informações, formem suas próprias opiniões e sejam capazes de comunicar essas opiniões de forma efetiva e persuasiva.

Isso é o que nós consideramos o grande tesouro da Educação Clássica, porque é a combinação de tudo o que se trabalhou. Os estudantes recebem inúmeras oportunidades para discussões profundas onde eles podem exercitar essas idéias de análise e síntese.

Eles exercitam também suas habilidades de debate e aprendem a desenvolver argumentos que se baseiam na razão, e depois eles recebem dois anos de treinamento formal em retórica, onde aprendem a arte de escrever e falar articulada e persuasivamente.

O ponto mais importante da Educação Clássica é que os estudantes aprendem a aprender! 
E com relação à perspectiva de valores?

Bom, historicamente falando, uma Educação Clássica aborda tanto a mente quanto a alma.
Em nossa escola nós nutrimos a alma com valores e crenças judaico-cristãs.  

Nós não exigimos que nossos alunos sejam cristãos. Nós queremos fazer com que entendam que essa é a perspectiva a partir da qual ensinamos, e depois os expomos a todas as outras tradições de fé e assim eles são capazes de compreender os outros pontos de vista do mundo.

Bom, vou lhes mostrar nossos resultados.

Nossos alunos vão bem em todos os testes padrões, mas a maioria de vocês é familiarizada com o ACT e o SAT como os principais testes de ingresso na faculdade.  

Nossos alunos estão entre os 13% melhores colocados no ACT e nos 17% melhor colocados no SAT em toda a nação. 

E nós não estamos mostrando apenas os resultados dos nossos melhores alunos. Nós estamos falando dos alunos de nível médio e outros que estão alcançando esses resultados com esse método.

E como resultado eles recebem ofertas de excelentes bolsas de estudo – uma média de trinta mil dólares por estudante por ano de faculdade.

O mais importante disso tudo é que essas crianças estão aprendendo como se tornarem pensadores profundos, como falar persuasiva e articuladamente, como raciocinar logicamente e como escrever bem. Como eu disse anteriormente, eles aprendem a aprender.

E podemos observar outros benefícios tangíveis: eles aprendem a desenvolver respeito pelos outros, inclusive por aqueles que têm valores e crenças diferentes, e como eles internalizam seus valores, têm uma orientação para tirar conclusões morais.

Eles se tornam responsáveis, confiáveis, e aprendem a dar atenção para o mundo à sua volta. Eles desenvolvem a força de caráter para agir com compaixão.

Bom, com esses resultados eu finalmente tive paz com relação à educação dos meus filhos.

Eu não só não estava mais frustrada, como ainda fiquei muito entusiasmada por poder compartilhar esse método com outras pessoas.

Vocês já imaginaram como seria se todo mundo em nossa cultura recebesse uma Educação Clássica? 
Nossa, imaginem isso!

Nos corredores de Washington DC, nos meios de comunicação de todo o país, nos nossos sistemas de ensino, nas nossas comunidades, na nossa vizinhança.

Como seria?

Imagine cidadãos que sabem sua história tão bem, tão profundamente, que isso evitaria repetir os erros do passado. Cidadãos que tomam suas decisões baseados na razão ao invés da emoção, e que reconhecem as mentiras de modo que não podem ser enganados e manipulados.

Imagine cidadãos capazes de expressar seus pensamentos e idéias de forma articulada e convincente, e imagine debates respeitosos ao invés de apenas denegrir aqueles de quem discordamos.

Isso não seria uma mudança prazerosa no cenário de todas as diferentes áreas da interação social?

Bom, pensando em tudo isso, será que não estaríamos melhores se todos nós recebêssemos uma Educação Clássica?

Com os resultados que estamos demonstrando, qual o tipo de educação você quer que os nossos futuros líderes tenham?

E o seu próprio filho? 

Nós sabemos que isso funciona.

Obrigada!